segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Wicked Show

Link da matéria original :http://theater2.nytimes.com/gst/theater/tdetails.html?id=1077011420441

O espetáculo "Wicked" possui ainda a maior bilheteria da semana na Broadway.



Wicked é um musical que conta a história das Bruxas de Oz. A história começa bem antes da chegada de Dorothy a Oz, e termina um pouco depois da partida da mesma. Além de contar a história das bruxas, Wicked conta também a história dos personagens de O Mágico de Oz: o homem de lata, o leão, o espantalho e até o próprio mágico.

Segue abaixo um resumo da matéria:
"Wicked" has been playing long enough for its first- (and second-) string stars to have moved on, but not long enough for audiences to have forgotten them. The current stars, Megan Hilty and Shoshana Bean, seem tentative¹ onstage², devoid of idiosyncrasies. Ms. Hilty adds a bit of a goofy charm to the perfect Glinda, but she can't seem to locate the jokes in her lines or find the lift in the bouncy tune³ "Popular." Ms. Bean, who has a precise and impressive singing voice, is more believable as an outcast than Idina Menzel, but her characterization is generic, which also could be said of David Ayers, who plays the love interest of both witches, Fiyero. Rue McClanahan is doing maaahvelous things with vowel sounds as Madam Morrible; Ben Vereen makes a convincingly broken-down Wizard.

Que se passarmos para o português fica:

"Wicked" tem brincado  tempo suficiente para a sua primeira (e segunda) estrela ter mudado, mas não o suficiente para o público ter-se esquecido deles. As estrelas atuais, Megan Hilty e Shoshana Bean, aparecem hesitantes no palco, destituída de idiossincrasias. Ms. Hilty adiciona um pouco de charme  ao Glinda perfeito, mas ela parece não conseguir localizar os gracejos em suas linhas ou encontrar o elevador no bouncy tune¹ "Popular". Ms. Bean, que tem uma voz precisa e impressionante, é mais visível como um pária Idina Menzel, mas sua caracterização é genérica, o que também poderia ser dito de David Ayers, que interpreta o interesse amoroso de ambas as bruxas, Fiyero. Rue McClanahan está fazendo coisas malévolas com sons de vogais a Senhora Morrible; Ben Vereen faz um convincente bruxo ultrapassado.

   Para todos os interessados na graciosa,fantasiosa e até mesmo assustadora história de o mágico de Oz,Wicked  é um prato cheio de adições a história principal,sendo que produz desde humor a até medo em sua platéia.
Segue um vídeo de uma parte do espetáculo de 2006:




Com certeza Wicked merece a maior bilheteria da broadway   pois consegue plantar um sentimento sem igual em todos os espctadores.Além de ser um espetáculo magnifíco,é composto  de várias estrelas e possui um cenário e jogo de luzes espetacular.Acredita-se que o teatro se iniciou nos USA(Estados Unidos da América) com a chegada em da companhia  Lewis Hallam em Williamsburg, Virgínia em 1752,temos de admitir que desde essa época a qualidade dos espetáculos americanos só tem melhorado;e ainda tendem a melhorar ainda mais.
Wicked  está em exibição desde Outubro de  2003 e atualmente se encontra em:
Gershwin Theatre
222 W. 51st St.
New York, NY 10019.
Interessados que gostariam e podem assistir essa peça não irão se arrepender.


Dicionário interativo

tentative¹: Hesitante.
onstage² :Em palco 
bouncy tune³:evento(eventos naturais)